quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas para estágio
Por Rubiatriz de Almeida 
       
O estágio é uma ótima opção para quem está em busca de um começo na carreira escolhida. E para você se dar bem, conversamos com Frinéia Chavez, editora da TV Universitária/UFU, para dar dicas de como conseguir uma vaga, ser um ótimo profissional e futuramente conquistar um excelente emprego.

De acordo com Frinéia, o que é prioridade para que um candidato seja contratado é o conhecimento técnico na área escolhida, disponibilidade, vontade de aprender e controle das emoções. Os maiores erros de quem procura uma vaga são os excessos: perfume, maquiagem, falação, indicação, sinceridade, falsidade, e até mesmo conhecimento. 

O candidato deve se comportar, apresentar e vestir sempre de acordo com os valores que a empresa acredita. “Hoje há diversas formas de descobrir isso mesmo não fazendo parte da corporação: pela internet, conversa com alguém que já conhece a empresa, observação, etc. Discernimento é a palavra que dá o tom nesta hora, também conhecido como “bom senso.”, ressalta a editora. 

Uma ótima dica de Frinéia para quem quer ser um bom estagiário da área de comunicação, é sempre saber o que está acontecendo ao seu redor, mesmo não sendo sua função diretamente. “A máquina que travou, a pauta que caiu, o telefonema de um personagem que desmarcou a entrevista, a pendência de um colega ao lado e que você pode ajudar, enfim... É preciso estar ligado!”, complementa a profissional.

Em qualquer área profissional é preciso de antemão ter pro atividade, tomar iniciativas, ir além do óbvio, surpreender. Em se tratando de um profissional da área da comunicação, é essencial falar e escrever bem, ter uma boa agenda e boas fontes, estar bem inteirado das notícias e principalmente daquelas que se referem ao ramo no qual a empresa que você trabalha está inserida.

E para não errar na hora da avaliação Frinéia Chavez aconselha: “Informe-se sobre a empresa, (o que faz, quantos funcionários tem, em que valores acredita, qual é a sua política, aonde quer chegar, etc). Prepare-se para a entrevista, capriche na confecção do currículo, pense nas respostas que você deve dar ao ser questionado, vista-se e comporte-se como a realidade do lugar e função que você almeja”.


Saber se relacionar com os colegas, chefes e público interno e externo também é fundamental para tornar as experiências de trabalho mais duradouras. “Inteligente é sempre aquele que tem jogo de cintura, que se coloca no lugar do outro, praticando o que a Antropologia chama de alteridade”, finaliza a jornalista.

Dê o melhor de si, e boa sorte!                                     
                                                                           Foto: ARQUIVO PESSOAL
Frinéia Chavez     


                                                                                                                  




                                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário