quinta-feira, 20 de maio de 2010

Curiosidades Intelectuais

José Mindlin. O homem, o cidadão e sua contribuição para a cultura no Brasil.

"A gente passa, os livros ficam". Esta era uma das frases célebres de José Mindlin, um dos mais reconhecidos bibliófilos brasileiros que reuniu mais de 35 mil títulos ao longo dos anos em sua casa. Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país que começou a formar aos 13 anos. Em 2006, doou cerca de 45 mil volumes entre coleções e folhetos para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo.
 José Mindlin foi um homem muito importante para a cultura brasileira. Foi um exemplo, um incentivador... Um homem íntegro, um homem que enxergava a ética na cultura. Quem o conheceu de perto afirma que ele era um homem impecável na vida, na bondade, na delicadeza, na integridade... Sempre pensou grande, como todos nós deveríamos fazer. Ele era um grande incentivador da cultura e da educação. Era também muito mais do que um bibliófilo, era uma pessoa preocupada com o país, além de um ser humano extraordinário que promoveu a música e a cultura artística. Enfim, um mito que ficará para sempre!
 O bibliófilo José Mindlin morreu em São Paulo no dia 28 de fevereiro de 2010, no Hospital Albert Einstein, onde estava internado há cerca de um mês antes desta data.Uma grande perda!
Fica aqui a minha singela homenagem e o meu humilde agradecimento!



Bjos...
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` * Rubiatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário